Encontro de formação e planejamento 2 – 19/07/16

Local: Rio Criativo

Presentes: 13 pessoas – professores, diretores e estudantes de escolas municipais; integrantes de ONGs

A RECA realizou a segunda etapa da  Formação sobre “Planejamento e gestão de práticas de rede: a potência da RECA”, com o Cássio Martinho*. O primeiro encontro aconteceu no dia 30 de julho.

Objetivo: Dar subsídios ao planejamento das ações da RECA-Rede Educação com Adolescentes com base na teoria das redes e suas propriedades: conectividade, horizontalidade, densidade, capacidade de propagação, contágio e escalabilidade.

Tópicos: Introdução à teoria das redes. As possibilidades de ação em rede. Dinâmicas de rede: ação concertada, propagação e ação difusa. A organização colaborativa horizontal. Mapeamento de rede do campo da educação com adolescentes.

 

*Cássio Martinho é jornalista e professor, autor do livro “Redes – uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” (WWF Brasil, Brasília, 2003). Atua também como consultor em gestão de redes para uma série de instituições governamentais, ONGs e entidades empresariais, como: Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Sebrae Nacional, WWF Brasil, Senac São Paulo, SESC-Rio de Janeiro, Sebrae Paraná, Prefeitura de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Vitória (ES), Fundação Abrinq, Fundação Avina, Instituto C&A entre outros. É professor de cursos de pós-graduação em “Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais – Ênfase em Terceiro Setor”, “Terceiro Setor – Gestão e Avaliação de Programas e Projetos Sociais”, “Gestão Social”, “Gestão Cultura” entre outros.

REGISTRO DO ENCONTRO:

  1. Fizemos uma rodada de apresentação.
  2. Apresentamos a plataforma da RECA para quem ainda não a conhecia e conversamos sobre necessidade de engajamento de professores e educadores para inserirem as suas propostas.
  3. Assistimos um vídeo enviado pela Liliana Secron, professora da EM França, contando sobre o Projeto Adolescências que ela começou na escola. A iniciativa foi fruto das discussões sobre educação com adolescentes que viemos acumulando nos encontros da RECA. A partir do relato, outros professores e educadores puderam se inspirar para fazer a sua ação dentro da sua escola ou ONG.
  4. A Cintia Soares, do projeto Aluno Presente, falou sobre o trabalho que fazem com os grêmios e como os resultados são positivos para as escolas como um todo. A partir dessa apresentação, conversamos sobre a importância de ter grêmios atuantes nas escolas, como é essencial que esses grupos conheçam os seus direitos e utilizem seus espaços de participação garantidos por lei.
  5. Analisamos e conversamos sobre os conhecimentos acumulados nos encontros da RECA sobre os temas: Escola e Comunidade; Gestão escolar e participação democrática / grêmios estudantis; Sexualidades; Diversidade / Identidades / Cultura na Escola; Currículo escolar; Infraestrutura; Relação adulto – adolescentes; Inovar em sala de aula / TICs; Educação Integral; Formação de Professores.
  6. Elegemos os temas prioritários para serem trabalhados em ações da RECA nos próximos 6 meses: Gestão escolar e participação democrática / grêmios estudantis; Formação de professores; Inovar em sala de aula / TICs; Diversidade / Identidades / Cultura na Escola
    Algumas das ações pensadas foram o mapeamento de experiências positivas em gestão democrática nas escolas e levantamento dos grêmios no Rio – de escolas particulares, inclusive.
  7. Conversamos sobre lugares disponíveis para o encontro com os candidatos das próximas eleições.

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