Reunião RECA – 14/12/2016

Local: Biblioteca Parque

Presentes: 12 pessoas – professores de escolas municipais e integrantes de ONGs

 QUESTÕES ABORDADAS

  • Informes sobre a atividade desenvolvida na Mostra de Audiovisual de Petrópolis, em parceria com jovens da Oi Kabum! e
  • Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
  • Anuncio do Instituto Desiderata do fechamento da área de Educação, com encerramento das atividades em junho de 2017.
  • Retrospectiva das ações da RECA 2016 através de fotografias.
  • Criação coletiva de estratégias para a continuidade e fortalecimento da RECA em2017

IDEIAS PARA ORGANIZAÇÃO INTERNA DA REDE

– Encontrar melhores argumentos para definir adolescentes e adolescências.

– O que e no que a RECA acredita?

– Criar encontros para discutir e qualificar nossos argumentos – Grupos de estudos, de discussão para qualificar os integrantes da RECA.

– Criar comissões/grupos de trabalho para organizar a RECA internamente:

  1. a) ações coletivas
  2. b) captação recursos
  3. c) comunicação
  4. d) formação e dimensão técnica
  5. e) articulação

Atenção à Incidência política que deve ser feita pela RECA tanto nas secretárias como na câmara dos vereadores. Esta dimensão pode ser transversal para todos os grupos de trabalho.

Para 2017 precisamos de espaços de formação, alinhamento, discussão, debate, estudo sobre adolescências e temas afins.

– Argumentos Técnicos

“Autonomia na escola é transgressão”. José Leandro

Como a RECA pode sobreviver sem o Desiderata? Modelos de gestão, de articulação possíveis.

Conhecer modos de gestão de outras redes – para a gente se inspirar para a construção da gestão da RECA daqui pra frente.

Encontrar formatos para os/as adolescentes participarem dos encontros da RECA.

Criar grupos de discussão dentro das escolas e os professores trazem para as reuniões as opiniões dos adolescentes.

Criar uma agenda mensal temática – para os/as adolescentes discutirem na escola.

Canal no Youtube da RECA – sobre temáticas elegidas pelos adolescentes, com vídeos produzidos por eles.

Como fazer ações descentralizadas? Como utilizar as tecnologias para ajudar?

Formação de professores e formação de gestores

Próxima reunião da RECA dia 07 de fevereiro de 2017

Para casa:

Cada um pensar em como a sua organização e/ou você como pessoa física pode participar/contribuir com a RECA.

Aproveitar as competências de cada um para a escrita de documentos técnicos da RECA.

Exemplos: Felícia escreve sobre cinema e adolescências/ José Leandro sobre cineclubes e adolescências/ Cíntia sobre grêmios e adolescências/ Bruna sobre tecnologias e adolescências etc.