Junte a sua galera e troque ideias sobre o tema

Encontro com adolescentes da  EM Arthur da Costa e Silva

Encontro com adolescentes da EM Arthur da Costa e Silva

Junte a sua galera! Pode ser na escola, na rua, na praça, no prédio, no clube, na associação, na instituição onde você estuda ou trabalha, seja lá onde for do jeito que quiser. O importante é que vocês conversem sobre o que vocês acham sobre a educação com adolescentes na cidade do Rio de Janeiro? O que pode melhorar e o que precisa mudar dentro e fora da escola? O que pode ser feito para os adolescentes serem mais felizes e aprenderem mais dentro e fora da escola?

Aqui embaixo tem umas ideias de coisas que você pode fazer para animar o debate. Mas lembrando: você é livre para fazer da forma que achar melhor. O importante é que depois do debate você anote as ideias e escreva as propostas aqui nesse site.

Ideias para o debate:

  1. Junte um grupo de adolescentes (de 11 a 15 anos)
  2. Converse com eles sobre:
    • O que é ser adolescente?
    • Como é a participação deles dentro da escola? Entre eles, com os professores, com a direção.
    • E fora da escola? Quais as atividades que eles fazem fora da escola e como participam delas?
    • Qual é a participação das famílias na vida escolar deles? E na vida de um modo geral?
    • O que podemos fazer para melhorar a escola e a vida dos e das adolescentes para eles serem mais felizes e aprenderem mais?
  3. Encontre uma maneira de organizar as ideias que surgiram no debate, pode ser com vídeo, desenho, música, teatro, maquete, dança, texto escrito, do jeito que você quiser.
  4. A partir destas ideias, criem as propostas.
  5. Entre no site reca.org.br e escreva as propostas. Coloca o nome de todo mundo que participou. Ah, aproveita para comentar as outras propostas que já estão lá.