Sobre a RECA

1° ENCONTRO DA REDE EDUCAÇÃO COM ADOLESCENTES © Renato Mangolin SEM MARCA 274

Histórico e propósito

A RECA -Rede Educação com Adolescentes está sendo constituída desde agosto de 2015 quando, por iniciativa do Instituto Desiderata, reuniu-se um grupo de professores e estudantes de escolas públicas e educadores e adolescentes de organizações da Sociedade Civil para pensarem em propostas para a melhoria da Educação com Adolescentes na cidade do Rio de Janeiro.

Ações

De lá pra cá foram realizados diversos encontros, reuniões e um evento de lançamento da RECA que aconteceu no MAR – Museu de Arte do Rio, em março de 2016. A partir destas atividades criamos juntos alguns princípios e levantamos muitas questões a respeito da Educação com Adolescentes na cidade.

Propostas para a cidade

Atualmente, estamos organizando um debate com os candidatos à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a ser realizado em setembro de 2016, no qual pretendemos apesentar aos mesmos as propostas da RECA que estão sendo recolhidas neste site.

Como fazer parte?

Estamos mobilizando professores, educadores, adolescentes, organizações da sociedade civil e quem mais quiser se juntar nesta causa. Saiba mais sobre nossas ações no nosso grupo fechado no facebook  ou na fanpage .

Assine o termo de adesão à RECA clicando aqui!

Princípios da RECA – Rede Educação com Adolescentes

  1. A RECA – Rede de Educação com Adolescentes é feita por professores, educadores, ONGs, escolas e, principalmente, adolescentes. Estamos todos juntos e misturados nesta construção.
  2. A RECA é, em primeiro lugar, uma rede; isto é, um processo coletivo, colaborativo, horizontal, sempre em movimento.
  3. A RECA atua de forma colaborativa, numa gestão compartilhada envolvendo todos os integrantes nos processos de tomada de decisão.
  4. A prática da educação no segundo segmento – os chamados anos finais do ensino fundamental – só pode ser efetiva se for realizada COM os adolescentes, nunca só para eles, mas a partir deles, junto deles. Os e as adolescentes desde a primeira hora são autores da educação.
  5. A RECA quer construir de forma coletiva reflexões e práticas para aperfeiçoar as políticas públicas de educação voltadas para os adolescentes (12 a 15 anos). A incidência em políticas públicas tem em vista duas dimensões: os marcos legais, como leis, portarias, programas e projetos e também o dia a dia da escola, da ong, do trabalho direto com os e as adolescentes.
  6. A RECA é formada por pessoas interessadas em pensar e propor ações e políticas públicas, dentro e fora da escola, em espaços formais e não formais de educação, que promovam uma educação COM adolescentes, que priorize o diálogo, a participação, a autoria e a criação.
  7. A RECA prioriza a diversidade das adolescências, valorizando as diferentes culturas e manifestações dos adolescentes.
  8. A RECA aposta na parceria entre adolescentes e adultos.
  9. A RECA tem interesse em discutir temáticas que são muito importantes para a vida dos e das adolescentes como sexualidades, violências, educação, cultura, saúde, tecnologias entre outros.
  10. A RECA é aberta para qualquer pessoa que queira fazer parte. Se você quer participar curta a página Rede Educação com Adolescentes no facebook e ficará sabendo das nossas atividades.

Contatos

Qualquer dúvida entre contato conosco pelo nosso grupo fechado no facebook ou pela fanpage ou envie e-mail para: rede.reca@gmail.com

 

*Fotos do site por Renato Mangolin, Oi Kabum! e acervo RECA.